Estádio Nacional de Brasília já é palco dos jogos de copa entre times formados por operários

17/03/2012 - 19h15

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Antes mesmo de sua conclusão, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha já é palco de jogos. Times formados pelos operários que trabalham na obra começaram hoje (17) a 2ª Copa Solidária que durante seis sábados vai levar 64 times ao gramado.

Em um campo instalado onde no futuro ocorrerão jogos da Copa do Mundo de 2014, o governador do Distrito Federal. Agnelo Queiroz, deu o pontapé inicial de abertura do torneio. Os times foram batizados com nomes de países que disputam vagas para a Copa do Mundo. A partida inicial foi entre os Estados Unidos e a Nicarágua.

No dia da final masculina, quatro times formados por mulheres também vão entrar em campo. Ao contrário dos times masculinos, a maioria das “jogadoras” não é formada apenas de operárias, mas auxiliares de limpeza, técnicas de segurança e auxiliares administrativas.

O carpinteiro Edgar da Silva trabalha na obra há três meses e participa pela primeira vez dos jogos. Além dos momentos de descontração que o torneio proporciona, ele aponta a integração com os colegas de trabalho como o melhor do campeonato. “É bom para conhecer as pessoas de outros setores, de outros turnos de trabalho que não costumamos encontrar”, disse.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha tem 52% das obras concluídas e a previsão de conclusão é dezembro deste ano, de acordo com a assessoria de imprensa do consórcio de empresas responsáveis pela construção do estádio. Conforme programação da Federação Internacional de Futebol (Fifa) o estádio sediará sete partidas do Mundial de 2014 e o jogo de abertura da Copa das Confederações, em 2013.

A 2ª Copa Solidária é organizada em conjunto pelos trabalhadores e o consórcio responsável pela construção do estádio.

 

Edição: Aécio Amado