ONU pede que Coreia do Norte reconsidere lançamento de satélite

16/03/2012 - 19h39

Carolina Pimentel*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon pediu hoje (16) ao governo da Coreia do Norte que reconsidere a decisão de lançar esse satélite em em abril.

Em comunicado, Ban Ki-moon reitera que o país deve respeitar todas as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e lembra que a Coreia do Norte está proibida de testar mísseis de longo alcance.

De acordo com o governo norte-coreano, o lançamento é para colocar um satélite civil em órbita e marcar as comemorações ao centenário de nascimento do líder Kim Il Sung. 

Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul condenaram o futuro lançamento. Para Washington, a medida representa uma ameaça à segurança, além de ser contrária ao acordo em que a Coreia do Norte assumiu o compromisso de suspender testes nucleares e com mísseis em troca de receber alimentos.

Os japoneses e sul-coreanos consideram a inciativa uma manobra para violar a decisão das Nações Unidas que impede a Coreia do Norte de testar mísseis de longo alcance.

 

*Com informações da agência de notícias BBC Brasil

Edição: Aécio Amado