Miriam Belchior participa de reunião do BID em Montevidéu

16/03/2012 - 20h42

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, participa, na próxima segunda-feira (19), da 53ª Reunião Anual da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Montevidéu, no Uruguai. Antes, porém, ela tem extensa agenda de reuniões bilaterais, já neste sábado (17), com ministros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e ministros do G20, grupo que reúne os países ricos e os principais emergentes.

No domingo, Miriam Belchior fará uma apresentação sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), com o objetivo de reforçar o convite brasileiro para que todos os chefes de Estado estejam no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de junho para firmar, com o Brasil, um compromisso sólido pelo desenvolvimento sustentável do planeta.

De acordo com a assessoria de Miriam Belchior, o discurso que fará na segunda sessão plenária da assembleia do BID, chamará a atenção para as demandas por recursos da América Latina e do Caribe. Em especial, para ações de integração regional e seleção de projetos de caráter estruturante, que podem contribuir para programas como o de cooperação com o Haiti, por exemplo.

Por meio de empréstimos e operações de cooperação técnica não reembolsáveis, o BID é fonte de financiamento multilateral em 26 países da América Latina e do Caribe desde 1959, nos setores público e privado. O Brasil é o maior tomador de recursos do BID com uma carteira de 226 projetos em execução, preparação ou negociação, que somam US$ 13,3 bilhões, de acordo com o Ministério do Planejamento.

Edição: Vinicius Doria