Coreia do Norte lançará foguete com satélite

16/03/2012 - 8h42

Da BBC Brasil

Brasília - A Coreia do Norte vai lançar um satélite montado em um foguete, para marcar os 100 anos de seu ex-presidente e fundador do Estado norte-coreano, Kim II Sung, informou hoje (16) a imprensa estatal do país.

O lançamento ocorrerá entre os dias 12 e 16 de abril e pode ser interpretado como uma violação de resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), feitas após um teste similar da Coreia do Norte em abril de 2009.

O lançamento foi considerado bem-sucedido e caracterizado como um teste de tecnologia para satélites. Observadores internacionais disseram que a iniciativa foi um disfarce para testar tecnologia de disparo de mísseis.

No mês passado, o regime norte-coreano concordou em suspender testes de mísseis de longo alcance, em troca de ajuda humanitária a ser suprida pelos Estados Unidos.

Quanto ao lançamento do mês que vem, a imprensa estatal informou se tratar de "uma oportunidade de colocar a tecnologia espacial do país a serviço de propósitos pacíficos de nível maior".