Acordo entre Defensoria Pública do Rio de Janeiro e Procon vai facilitar atendimento ao consumidor

15/03/2012 - 14h27

Da Agência Brasil

 
Rio de Janeiro – No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado hoje (15), o cidadão fluminense ganhou um importante aliado. A Defensoria Pública do Rio de Janeiro e a autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) assinam nesta tarde termo de cooperação técnica que vai integrar o atendimento entre os órgãos. A parceria cria um mecanismo que facilita ao cidadão o processo de acionar a Justiça, por meio da Defensoria, para resolver casos de maior complexidade jurídica. Dessa forma, o tempo de expectativa de solução dos casos também será reduzido.

O termo de cooperação faz parte da Semana do Consumidor, que tem uma programação com várias atrações voltadas para o público. Entre elas está uma ação que vai promover 400 conciliações entre várias instituições financeiras e seus clientes. De acordo com o coordenador do Procon, Cacau de Brito, outra área que vem ganhando destaque nas reclamações dos consumidores é a do segmento de vendas pela internet. Segundo ele, o comércio virtual cresceu muito rápido em poucos anos no país.

Brito destacou que as vendas virtuais são uma tendência mundial e que, no Brasil, o mercado vai continuar crescendo devido ao aquecimento da economia. Ele recomenda que o consumidor pesquise antes de fazer compras pela internet. “Gastar um pouco de tempo para poder pesquisar se o site é confiável, se existem queixas contra ele no Procon ou no juizado”, destaca.
 
Nesta semana, o Procon de São Paulo determinou a suspensão por 72 horas do comércio online de três grandes lojas do ramo devido ao grande volume de queixas, de clientes com algum tipo de insatisfação. No entanto, a Justiça paulista derrubou a medida antes mesmo de seu cumprimento.             

 

 

Edição: Lílian Beraldo