Mobilização nacional em defesa da educação tem baixa adesão de professores estaduais e municipais do Rio

14/03/2012 - 17h22

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A manifestação nacional em defesa da educação pública e de valorização dos profissionais do setor, na capital fluminense, organizada hoje (14), foi pacífica e não atraiu a atenção de muitos profissionais. Os servidores estaduais e do município do Rio se reuniram na Cinelândia, região central da cidade.

Além das reivindicações do movimento nacional, os servidores estaduais do Rio de Janeiro pedem reajuste de 36% e a incorporação do Nova Escola, programa do governo do estado que paga gratificações a professores e funcionários de apoio ao magistério. Já os servidores municipais do Rio querem 20% de aumento e o fim da meritocracia, que prevê pagamentos adicionais à classe no cumprimento de metas estipuladas pela prefeitura.

A organização do movimento nacional prevê que os profissionais da educação fiquem três dias parados, mas, no estado do Rio, as atividades foram suspensas por apenas 24 horas. Segundo a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, Suzana Gutierres, uma paralisação na rede municipal não está descartada ainda para este mês. “A rede municipal tem uma urgência grande. Este ano é um ano de eleição e nós temos até o dia 3 de abril para conquistar um aumento”, disse.

A Secretaria Estadual de Educação informou, por meio de sua assessoria, que nenhuma escola ficou fechada e que a rotina dos alunos não foi alterada. Já a Secretaria Municipal de Educação não se manifestou.

Edição: Lana Cristina