Dilma destaca igualdade de oportunidades e protagonismo como palavras-chave para as mulheres

13/03/2012 - 14h23

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff citou hoje (13) a igualdade de oportunidades e o protagonismo como palavras-chave deste milênio para as mulheres e a sociedade brasileira. Ela discursou no plenário do Senado, na sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

“Igualdade de oportunidades é palavra-chave do meu governo. Queremos igualdade de oportunidades para brasileirinhos e brasileirinhas. Sabemos que as pessoas são diferentes, mas elas não devem e não podem ter oportunidades desiguais”.

Em seu discurso, a presidenta destacou que, ao lado das demais igualdades de oportunidades, também a de gênero deve ser perseguida como “obsessão”. No campo político, ela defendeu a ampliação da participação feminina em cargos eletivos e destacou a importância de o Senado e a Câmara terem vice-presidências ocupadas por mulheres.

A violência contra a mulher também foi abordada por Dilma no discurso. Reduzir e eliminar esse tipo de violência foram apontados por ela como necessidades. A presidenta elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal de autorizar o Ministério Público a denunciar o homem acusado de violência doméstica, mesmo sem queixa da vítima. “Temos que criar condições para que a violência contra a mulher seja reduzida e, no futuro, até eliminada”.

Dilma citou dados que mostram o fortalecimento da mulher nos programas sociais do governo, entre eles o índice de 93% dos cartões do Programa Bolsa Família emitidos em nome das mulheres e de 47% dos contratos da primeira fase do Minha Casa, Minha Vida assinados por mulheres.

A presidenta ainda falou sobre os resultados alcançados na redução das desigualdades nos últimos anos e comemorou o fato de o Brasil estar entre os poucos países que, recentemente, tem seguido essa trajetória de forma contínua. "Isso foi feito contra a tendência internacional de ampliação da pobreza. Os orgãos multilaterais mostram uma ampliação das desigualdades, seja dentro dos desenvolvidos, seja dos emergentes. Estamos entre os emergentes com redução da pobreza".

No Senado, Dilma também foi agraciada com o Prêmio Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, concedido a mulheres que contribuem para ampliar os direitos e a participação feminina na sociedade.

Edição: Graça Adjuto