Gestora de rede de bibliotecas públicas de cidade alemã é atração da programação do Dia do Bibliotecário no Rio

12/03/2012 - 17h33

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Dia do Bibliotecário está sendo comemorado hoje (12) pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), com uma programação que inclui palestras com especialistas da área e um sarau de poesia. Em parceria com o Instituto Goethe, da Alemanha, o evento Diálogos: Conceitos Inovadores de Bibliotecas trouxe ao Rio, para uma das conferências, a responsável pela rede de bibliotecas públicas da cidade de Stuttgart, Christine Brunner.

Na abertura do evento, o presidente da FBN, Galeno Amorim, elogiou o papel de mediador exercido pelos profissionais da área. “Os bibliotecários são uma espécie de santos casamenteiros modernos, estão no dia a dia aproximando os leitores dos livros”, disse.

Amorim também destacou a importância da mulher como leitora e como incentivadora da leitura. “As pesquisas apontam que, de cada dez leitores no Brasil, seis são mulheres, e que elas são as grandes incentivadoras do hábito de ler entre os mais jovens”, observou.

A programação será encerrada logo mais, às 17h, com um sarau de poesia comandado pelo ator Paulo Betti nos jardins da Biblioteca Nacional, localizada na Cinelândia, centro do Rio. Instituído em 1980, o Dia do Bibliotecário é festejado no dia do nascimento do primeiro profissional concursado da área, Manoel Bastos Tigre (1882-1957).

Edição: Lana Cristina