Em dois meses, Embaixada dos Estados Unidos concedeu mais de 180 mil vistos a brasileiros

10/03/2012 - 11h22

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Apenas nos primeiros dois meses do ano, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil concedeu 181.318  vistos a brasileiros que querem ir para cidades norte-americanas. O consulado que mais emite autorizações é o de São Paulo, registrando média de 2.236 vistos concedidos por dia. O tempo de espera varia entre Brasília, São Paulo, o Rio de Janeiro e Recife. Quem opta por São Paulo e o Rio pode ficar até 23 dias esperando a conclusão do processo.

Apenas em 2011,  mais de 1,5 milhão de brasileiros visitaram os Estados Unidos. Nos primeiros meses deste ano, já houve um aumento de 49%, sendo que no Rio de Janeiro a procura por vistos para os Estados Unidos praticamente dobrou.

Em comunicado, a embaixada informou que trabalha  para “atender à demanda” por vistos, ao colocar mais funcionários nesse tipo de atividade, ampliando os horários de atendimento e buscando agilizar os processos.

No próximo sábado (17), a Embaixada dos Estados Unidos e os consulados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Recife farão mutirão para atendimento aos interessados em obter o visto. A iniciativa ocorre a um mês da visita da presidenta Dilma Rousseff a Washington, quando terá reuniões com o presidente norte-americano, Barack Obama, e autoridades.

Em janeiro, Obama assinou ordem executiva que pretende agilizar em 40% a capacidade de tramitar vistos em seus consulados no Brasil e na China em 2012, entre outras medidas para potencializar o turismo.

Pelos dados do governo dos Estados Unidos, nos últimos cincos anos os pedidos de vistos de não imigrantes aumentaram 230%. Apenas em 2010, o Consulado-Geral de São Paulo emitiu mais de 319 mil vistos -  mais que qualquer outra seção consular dos Estados Unidos no mundo.

A embaixada informou ainda que as relações comerciais, de ensino e turismo entre o Brasil e os Estados Unidos aumentaram de forma significativa nos últimos anos. O texto, divulgado pela representaçaõ diplomática, diz que os brasileiros continuam sendo um dos maiores grupos que visitam o país.

Edição: Graça Adjuto