Vaccarezza minimiza racha na base aliada no Senado

08/03/2012 - 15h48

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O racha na base governista no Senado, que na quarta-feira (7) culminou com a primeira derrota do Executivo na Casa desde a posse da presidenta Dilma Rousseff, não vai contaminar as votações na Câmara dos Deputados, disse hoje (8) o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Vaccarezza se disse surpreso com a derrota na recondução de Bernardo Figueiredo à diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas ressaltou que na Câmara a situação é diferente. “Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não tem nenhuma relação com a Câmara”, minimizou o petista.

Com o calendário de votações difíceis marcadas para a próxima semana, entre elas a do novo Código Florestal, Vaccarezza argumentou que uma eventual derrota da base não estará ligada ao ocorrido no Senado. “Não tem como associar uma derrota no Código Florestal a uma rebelião na base. Não é verdade. A crise não tem nada a ver com o Código Florestal. Não acho que haja crise na base. Acho que foi uma votação que o governo perdeu. Não conheço um governo que tenha ganhado todas [as votações]”, ponderou.

Na quarta-feira (7), o Senado rejeitou a recondução de Figueiredo à diretoria-geral da ANTT. Após longa discussão, na qual diversos senadores acusaram Figueiredo de estar sob suspeição por causa de irregularidades apontadas na agência pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a votação terminou com 36 votos contra a recondução, 31 a favor e 1 abstenção.

Após a votação, o petista Lindbergh Farias (RJ) disse que a votação teve a ver “com tudo, menos com a ANTT”.

Edição: Fernando Fraga