Governo vai ampliar medida que autoriza pecuaristas afetados pela seca a comprar milho para ração animal

08/03/2012 - 12h52

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, disse hoje (8) que o governo publicará uma nova portaria interministerial ampliando a medida que abriu a possibilidade de pecuaristas prejudicados pela seca e pela escassez de milho adquirirem parte dos estoques públicos do produto para usar como ração animal.

Rocha disse que o limite de aquisição pela venda balcão, que era de até 6 mil toneladas por produtor na primeira portaria, será ampliada para 27 mil toneladas. Segundo ele, o limite dependerá do número de animais que o pecuarista tem na propriedade. Além disso, os produtores do Paraná também passaram a ter direito à compra do milho subsidiado, no valor de R$ 21 a saca de 60 quilos.

O secretário informou ainda que, na próxima semana, fará uma reunião com representantes da cadeia produtiva do milho para discutir questões de logística do produto no país. “Somos autossuficientes na produção de milho, mas a distribuição da produção é que traz problemas logísticos por região”, explicou após apresentação do sexto levantamento da safra de grãos.  


Segundo Rocha, a intenção é definir um projeto estratégico que resolva, nas próximas safras, a questão do custo de transporte do milho de uma região para outra. “No Rio Grande do Sul, por exemplo, em ano de boa produção ainda faltam 2 milhões de toneladas para o abastecimento. Iniciaremos um processo para corrigir essa deficiência por estados.”

 

 

Edição: Lílian Beraldo