Sarkozy endurece discurso contra imigrantes e intensifica campanha pela reeleição

07/03/2012 - 10h28

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – A pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições presidenciais na França, o presidente do país, Nicolas Sarkozy, intensifica a partir de hoje (7) a campanha pela reeleição. O objetivo é assegurar o apoio dos conservadores. Uma das propostas em discussão é reduzir pela metade a imigração no país. Para a oposição, o discurso de Sarkozy pode levar a França à extrema direita.

As eleições presidenciais francesas ocorrem em dois turnos. O primeiro será em 22 de abril e o segundo, em 6 de maio. Sarkozy disputa a reeleição com mais quatro candidatos: o socialista François Hollande, a candidata da extrema direita, Marine Le Pen, o candidato dos partidos de centro, François Bayrou, e Jean-Luc Melanchon, da extrema esquerda.

A proposta de Sarkozy para reduzir a imigração é cortar pela metade o número de estrangeiros que entram legalmente no território francês. A ideia é diminuir dos atuais 180 mil por ano para, no máximo, 100 mil anuais. Segundo ele, a França tem sido "generosa" demais.

Pela proposta de Sarkozy, estrangeiros que queiram casar com franceses, por exemplo, terão que ser submetidos a uma rigorosa entrevista nos consulados do país de origem, além de comprovarem renda, endereço fixo e conhecimentos da língua e da cultura francesas para obtenção do visto de residência. O mesmo critério será aplicado para candidatos a um visto de trabalho na França.


*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI, e da agência pública de notícias do México, Notimex // Edição: Juliana Andrade