Parlamento do Irã será dominado por conservadores ligados ao guia supremo

05/03/2012 - 11h49

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No Irã, o novo Parlamento eleito no dia 2 será dominado pelos conservadores ligados ao  
guia supremo, aiotolá Ali Khamenei. Pelos dados oficiais, dos 290 assentos do Majlis, o Parlamento unicameral iraniano, apenas 19 pertencerão a reformadores. Na legislatura passada, os reformadores chegaram a ocupar 60 lugares. O novo período legislativo começa no dia 26 de maio. O guia supremo é o líder máximo no complexo sistema de poder iraniano.

Os candidatos ao Parlamento no Irã devem ter os nomes submetidos à análise do guia supremo. Só depois são autorizadas as candidaturas. Analistas políticos iranianos não sabem informar a quantidade de candidatos que se definem como independentes que foram eleitos e como se comportarão. 

No Irã, as eleições legislativas podem ocorrer em dois turnos. Por isso, dos 290 assentos, um total de  224 estão definidos, mas os demais 66 deverão ser definidos no segundo turno, em abril. Os conservadores no país se dividem em duas grandes concorrentes - a Frente Unida dos Conservadores e a Frente da Persistência.

De acordo com informações da imprensa oficial, candidatos da ala reformista reconhecidos por sua trajetória política não foram eleitos. Nessa relação estão Parvin Ahmadinejad, irmã do presidente do Irã, e Ahmad Nateq-Nouri, irmão do ex-presidente do Parlamento, além de Mostafa Kavakebian, Khabbaz Mohammadreza e Alikhani Qodratollah.

Pelo menos 65% dos cerca de 48,2 milhões de eleitores do Irã foram às urnas no dia 2 para escolher entre os 3.454 candidatos. A oposição iraniana, chamada de reformadores, fez campanha contra as eleições. Para os oposicionistas, as eleições no Irã são alvo de suspeitas, pois observadores internacionais são impedidos de acompanhar as votações.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto