Farc libertarão reféns por etapas, diz ex-senadora colombiana

05/03/2012 - 10h05

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba disse que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertarão dez reféns militares, mantidos sob o poder da guerrilha, por etapas. Segundo ela, a libertação será feita em “várias fases”. Mas ela não deu detalhes da ação.

O governo do Brasil deve participar das operações com o envio de aeronaves e pessoal treinado. Do lado brasileiro, as ações são conduzidas pelo Ministério da Defesa.

Piedad Córdoba disse ainda que o líder das Farc, Rodrigo Londoño, conhecido como Timoshenko, está disposto a negociar com o governo e reiterou a promessa de suspender os sequestros na Colômbia. O Comitê da Cruz Vermelha Internacional também participará das operações.

Desde novembro, as Farc prometem a libertação de seis reféns. No mês passado, a guerrilha anunciou que dez policiais e oficiais das Forças Armadas serão colocados em liberdade.

As promessas das Farc são assinadas por Timoshenko e foram enviadas em uma carta para a presidenta da Associação Colombiana de Familiares das Forças Armadas Retidos e Liberados pelos Guerrilheiros (Asfamipaz), Marleny Orjuela.


*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam // Edição: Juliana Andrade