Explosões em prédio militar não são fruto de atentado, diz governo congolês

05/03/2012 - 7h21

Emerson Penha
Correspondente da EBC na África

Maputo (Moçambique) - As autoridades da República do Congo estão investigando a origem da tragédia que provocou mortes e destruição na capital Brazzaville. De acordo com o governo, um incêndio em uma instalação militar provocou a detonação de munições e bombas, e uma série de explosões pôs abaixo o prédio e várias construções vizinhas. Mais de 200 corpos já foram retirados dos escombros, e centenas de pessoas ficaram feridas.

Em princípio, o Ministério da Defesa congolês descarta a possibilidade de atentado terrorista ou tentativa de golpe de Estado e diz acreditar que o fogo tenha sido acidental.

Os estouros foram ouvidos a quilômetros de distância, até na capital da vizinha República Democrática do Congo - Kinshasa, separada de Brazzaville pelo Rio Congo.

Há relatos de moradores que, assustados, fogem da região norte da cidade, onde a tragédia ocorreu, e estão nas ruas do lado sul de Brazzaville, aguardando novidades sobre o caso. Muitas construções que não caíram ficaram severamente danificadas, e as pessoas têm medo de ficar dentro de casa. Números extraoficiais estimam em 2 mil o número de desabrigados até agora.

Edição: Graça Adjuto