Domingo de forte calor lota Parque Nacional de Brasília

04/03/2012 - 14h11

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A falta de opções de lazer aliada ao calor de 32 graus Celsius (ºC) fizeram com que o Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) ficasse lotado neste domingo (4). Os brasilienses que quiseram aproveitar o dia de sol tiveram que se munir de paciência para enfrentar as longas filas que se formaram desde o início da manhã. Os portões foram abertos às 8h e às 10h30 a capacidade máxima do local, de 3 mil pessoas, estava quase no limite.

O bombeiro hidráulico Daniel Barbosa até tentou chegar cedo para desfrutar as belezas naturais do parque, mas nem assim conseguiu evitar o congestionamento da entrada. “Estou há mais de duas horas na fila. Só não vou embora porque já perdi metade do dia e não quero perder a outra metade”, lamentou. Ele estava acompanhado de uma turma de 14 pessoas, todos moradores de Santa Maria, região administrativa próxima de Brasília. “Saímos às 7h de casa e nem assim conseguimos entrar cedo”, completou.

Para o técnico em informática Marcelo Assis, que estava na fila de pedestres com a esposa e as quatro filhas, a falta de opção na cidade faz com que exista superlotação na Água Mineral. “A gente quer fazer um programa diferente com a família, mas haja paciência para ficar duas horas em pé na fila. Espero que não fechem o portão antes de entrarmos”, disse.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Manoel Rangel, as temperaturas elevadas, com muito sol e pouca chuva, devem continuar ainda pelos próximos 15 dias. “Pelo ponto de vista climatológico não há anomalia. O período é de muito sol com pancadas esparsas de chuva, proveniente de uma forte massa de ar seco que atua sobre grande parte do país. Em Brasília, devem continuar até a segunda quinzena do mês."

Em Brasília, o céu permanece claro. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 25%. A mínima registrada nesta madrugada foi 17 °C e a máxima esperada é 32 °C. As temperaturas também estão elevadas nas principais capitais brasileiras. No Rio de Janeiro está previsto máxima de 33ºC com possibilidade de chuva. Em Florianópolis, máxima de 29 ºC e em Salvador os termômetros podem chegar a 31 ºC.

 

Edição: Andréa Quintiere