Confiança do consumidor na economia tem ligeira queda em fevereiro, mostra pesquisa da CNI

29/02/2012 - 17h08

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois de cinco meses em alta, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) caiu 0,7% em fevereiro comparado a janeiro. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi 2%, segundo pesquisa divulgada hoje (29) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Inec é determinado por pesquisa mensal do Ibope, que leva em conta seis variáveis: expectativa de inflação, desemprego, renda pessoal, perspectiva de compras para os próximos seis meses, avaliação da situação financeira e nível de endividamento em relação aos três meses anteriores.

O resultado da pesquisa, realizada entre 9 e 13 de fevereiro, com 2.002 pessoas de todo o país, revela melhora na expectativa de menor endividamento das famílias. As outras variáveis apresentaram, porém, fraco desempenho, com piora acentuada para o temor de desemprego, que caiu 2% em relação a janeiro e 7,6% ante fevereiro de 2011.

O indicador, que mede a preocupação do consumidor com o aumento da inflação, cresceu 0,4% no mês. A expectativa de renda pessoal diminuiu 1,1%, a avaliação da situação financeira declinou 0,2% e a expectativa de compras futuras de bens de maior valor caiu 0,5% em relação a janeiro.

Embora a expectativa de confiança tenha caído na pesquisa deste mês, o economista Marcelo Azevedo, da CNI, diz que não se pode afirmar que a queda do Inec configura uma tendência. Até porque, segundo ele, o declínio de 0,7% é pequeno. “Não dá para apostar nisso ainda”, completa.

Edição: Lana Cristina