Defensores públicos terão treinamento sobre direitos dos refugiados

28/02/2012 - 20h07

Da Agência Brasil

Brasília – O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) e a Defensoria Pública da União (DPU) assinaram nesta terça-feira, em Manaus, um memorando que estabelece a organização de atividades de capacitação e a atuação conjunta para garantir os direitos dos cerca de 4,5 mil refugiados no país.

As atividades servirão para aprimorar o conhecimento dos defensores públicos quanto aos direitos dos refugiados e apátridas, facilitando a instrução e assistência judicial gratuitas à essa população. Além disso, serão implementadas atividades sobre o tema, como seminários, palestras, publicações e eventos. O memorando também facilitará a participação de defensores públicos federais nos comitês estaduais de refugiados de todo o país que já funcionam no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A capacitação será feita no Rio de Janeiro e em São Paulo, que possuem a maior população de refugiados e apátridas, e na região Amazônica. No Brasil, a África representa a maior parte da população (64%) de refugiados, seguido da região das Américas (22%) e da Ásia (10%). Os países com maior representatividade são Angola (38%), Colômbia (14%) e República do Congo (10%).
 

Edição: Rivadavia Severo