Presidente da Colômbia elogia decisão das Farc de abandonar tática de sequestros

27/02/2012 - 8h30

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente colombiano Juan Manuel Santos elogiou a decisão das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de suspensão dos sequestros e libertação de dez reféns, mantidos em cativeiro pela guerrilha.

“É um passo importante e necessário, mas não é o suficiente”, disse ele.  "O governo dará as garantias imediatas [para que isso ocorra].” As informações são da Presidência da República da Colômbia.

A mensagem de Santos foi enviada pela rede social Twitter. "Nós apreciamos o anúncio das Farc de renunciar aos sequestros como um passo importante e necessário, eles estão na direção certa", disse ele. "Estamos felizes por eles, pois os dez reféns serão liberados e encontrarão suas famílias.”

Ontem (26), as Farc informaram que libertarão dez reféns e que vão abandonar a tática de promoção de  sequestros para exigir pagamentos de resgate. A medida ocorre três meses depois de a guerrilha matar quatro reféns, mantidos por mais de 12 anos, gerando grandes protestos contra o grupo em várias partes da Colômbia.

Edição: Graça Adjuto