Dilma manifesta pesar por incêndio e mortes na estação brasileira da Antártica

26/02/2012 - 11h59

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff recebeu com “grande consternação” a notícia sobre o incêndio ocorrido neste sábado (25) na Estação Antártica Comandante Ferraz, que provocou a morte de dois militares da Marinha e ferimentos em outro.

Em nota divulgada à noite pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Dilma destacou o heroísmo dos militares no combate ao incêndio e manifestou solidariedade às famílias dos dois mortos, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos, e do primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, que ficou ferido.

Comunicada sobre o acidente pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, a presidenta determinou a adoção de todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança dos cientistas, militares e visitantes que se encontravam na base brasileira e foram transferidos rapidamente para Punta Arenas, no Sul do Chile.

De acordo com a nota, Dilma reafirmou a importância do programa de pesquisas desenvolvido na Estação Comandante Ferraz, elogiou a “abnegação e o desprendimento” dos brasileiros que lá trabalham e manifestou a “firme disposição” do país na reconstrução da base de pesquisas na Antártica.

A nota diz ainda que Dilma telefonou ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, e agradeceu o apoio do país no socorro e resgate dos brasileiros atingidos pelo incêndio. Agradeceu também o apoio e solidariedade prestados pelos governos da Argentina e da Polônia.

Edição: Nádia Franco//Matéria alterada às 14h para correção de informação no segundo parágrafo