Fernando Bezerra sobrevoa áreas afetadas pela enchente no Acre

24/02/2012 - 12h21

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, sobrevoou hoje (24) as áreas afetadas pela enchente no Acre para fazer uma avaliação dos estragos causados pela chuva.

"Essa visita representa um esforço de guerra coordenado pelo governo estadual, com total apoio do governo federal, para que possamos assistir a população local neste momento crítico com água, alimentos e segurança”, disse.

Fernando Bezerra lembrou que a presidenta Dilma Rousseff autorizou o repasse de R$ 2 milhões para prefeitura de Rio Branco e R$ 3 milhões para o estado do Acre. “Se necessário, liberaremos mais recursos para que nada falte à população”, completou.

Ao todo, 115 mil pessoas foram afetadas pela enchente no Acre. A cidade mais atingida é Rio Branco, com quase 90 mil pessoas atingidas. Mais de 14 mil casas foram alagadas e 82 mil pessoas estão em um dos cinco abrigos montados pela prefeitura. Em Brasileia, as águas começam a baixar, mas há risco de desabamento de casas, além de problemas com o fornecimento de energia elétrica e comunicações.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil constatou diminuição na velocidade com que sobe o nível do Rio Acre. A média de aumento do nível agora é 1 centímetro a cada seis horas. No início da semana, o índice era 1 centímetro de cheia a cada três horas. Essa é a maior enchente enfrentada pelo estado.

Ontem, o governador Tião Viana decretou ponto facultativo para facilitar o trabalho das equipes de resgate. Homens da Força Nacional de Segurança trabalham no local para garantir a segurança dos moradores e o encaminhamento deles aos abrigos públicos.

Edição: Talita Cavalcante