Patriota telefona para chanceler argentino e presta solidariedade por tragédia com trem

23/02/2012 - 11h49

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, prestou hoje (23) solidariedade e pesar do Brasil ao ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, pelo acidente de trem ocorrido ontem (22) em Buenos Aires. Patriota ligou pela manhã ao integrante do governo argentino.

O trem, que transportava 2 mil passageiros chegava à estação do bairro Once – um dos mais populares e comerciais de Buenos Aires – às 8h34, horário de pico. O trem reduziu a velocidade, até alcançar 26 quilômetros por hora, mas não parou. Bateu na barreira da plataforma, matando dezenas de pessoas e ferindo centenas. Até o momento, são 50 mortos e 676 feridos, 200 em estado grave.

Os vídeos das câmeras de segurança da estação mostram o trem saindo dos trilhos e uma explosão. Os vagões de trás chocaram-se com os da frente.

Centenas de argentinos passaram a madrugada percorrendo os hospitais e o necrotério de Buenos Aires. Desesperados, buscavam parentes e amigos entre as vítimas de um dos piores acidentes de trem no país desde 1970. O governo decretou dois dias de luto.

Edição: Talita Cavalcante