Rebeldes capturam 49 soldados de missão internacional no Oeste do Sudão

20/02/2012 - 16h48

Da Agência Lusa

Brasília – Um grupo rebelde da região de Darfur, no Sudão, anunciou hoje (20) a captura de 49 soldados da força conjunta das Nações Unidas e da União Africana (Minuad) e três supostos membros dos serviços de informação sudaneses.

O porta-voz do Movimento para a Justiça e Igualdade (JEM), o grupo rebelde mais militarizado de Darfur, informou que os elementos da força internacional, composta na maioria por senegaleses, foram capturados ontem (19). Segundo Gibril Adam Bilal, os elementos da missão de manutenção de paz em Darfur foram detidos para investigação depois de terem entrado em uma zona controlada pelos rebeldes.

“Eles entraram em uma zona controlada pelo JEM sem autorização e sem ter informado o JEM”, indicou o porta-voz, sem precisar o local.

O grupo rebelde pretende investigar as razões que levaram os integrantes da missão internacional a entrar naquela zona, bem como os motivos de três sudaneses acusados de serem membros dos serviços de informação e de segurança do Sudão, disse o mesmo representante.

Por seu lado, uma porta-voz da Minuad confirmou a ocorrência do incidente, mas sem adiantar pormenores.

Gibril Adam Bilal assegurou que os membros da Minuad, bem como os respectivos equipamentos, estão a salvo, destacando que 46 dos capturados são naturais do Senegal, incluindo dois oficiais. Os restantes elementos da força são do Iêmen, de Gana e de Ruanda.

Desde 2003, Darfur (Oeste de Sudão) é palco de uma guerra civil que matou 300 mil pessoas, segundo dados das Nações Unidas, 10 mil de acordo com o governo de Cartum, e deixou cerca de 2,7 milhões de refugiados.