No México, 44 pessoas morrem durante rebelião em penitenciária

20/02/2012 - 12h11

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma rebelião na principal penitenciária do estado de Nuevo León, na fronteira do México com os Estados Unidos, deixou 44 mortos. Parentes e amigos dos presos buscam informações sobre vítimas. No local, havia objetos de corte, pedras e paus. Em maio de 2011, 14 presos foram mortos e 35 pessoas ficaram feridas em um incêndio na ala psiquiátrica dessa mesma prisão.

Investigações preliminares indicam que a rebelião foi provocada pela disputa do controle da prisão por integrantes dos carteis El Golfo e Los Zetas. No México, as autoridades tentam conter a ação dos carteis que atuam no tráfico de drogas, armas e pessoas.

As mortes no México ocorreram cinco dias depois de um incêndio ocorrido em Honduras, quando mais de 350 pessoas morreram também em um presídio, no Norte do país. As autoridades hondurenhas ainda investigam o assunto.

As Nações Unidas advertiram sobre às más condições das penitenciárias na América Latina. O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos pediu às autoridades hondurenhas que investiguem de forma independente o incidente no Norte do país.

*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina.

Edição: Talita Cavalcante