Estátua do deus indiano Ganesh dá as boas-vindas a visitante de exposição em São Paulo

20/02/2012 - 17h49

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Instalada no térreo da sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na capital paulista, uma escultura do deus Ganesh, que tem cabeça de elefante, convida o visitante a fazer uma viagem à Índia. Depois de depositar uma moeda no altar de Ganesh como oferenda, começa o passeio pela cultura indiana. Mais de 380 peças compõem a exposição Índia!, em cartaz no CCBB até o final de abril.

“Essa exposição permite um primeiro contato com essa civilização fantástica, diferente, inovadora e, ao mesmo tempo, muito tradicional. E muito diferente do nosso mundo ocidental”, disse Peter Tjabbes, curador da mostra, em entrevista à Agência Brasil.

A primeira viagem que Tjabbes fez à Índia foi em janeiro do ano passado. Desde então, o curador da mostra esteve três vezes no país para conhecer melhor sua cultura. “Viajei para conhecer e trazer o meu olhar e o que percebi durante essas viagens, para o público do Brasil”, disse.

A exposição, segundo ele, não é focada somente nos objetos, mas tenta também mostrar um pouco do dia a dia dos indianos. Por isso, além de esculturas, pinturas, bonecos e fotografias, a exposição apresenta roupas que são usadas pelos indianos e um tuk tuk, uma espécie de triciclo motorizado que é usado como táxi no país. Há também espaço para a dança, a música e o famoso cinema indiano, que é produzido em Bollywood.

O objeto mais antigo em exposição é a terracota de uma deusa-mãe de 200 anos antes de Cristo. “É uma peça muito rara e importante porque não pertence a uma religião definida”, explicou o curador. Mas há também peças mais contemporâneas. “Mostramos peças religiosas fabricadas há 2 mil anos e, ao mesmo tempo, peças que foram feitas no ano passado. Para o indiano, essas peças têm o mesmo valor porque representam o mesmo deus. A peça pode ser de gesso ou de ouro, o valor não é menor”, disse Tjabbes.

A exposição Índia! já foi apresentada no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a exposição foi dividida em duas mostras. A primeira delas ocorre no CCBB. Já a segunda, de arte contemporânea da Índia, começa a ser apresentada no dia 25 de fevereiro no Sesc Belenzinho, zona leste da capital. Ambas são gratuitas.

Edição: Lana Cristina