Rio terá 745 garis trabalhando para garantir limpeza das ruas durante o carnaval

17/02/2012 - 9h20

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) vai manter 745 garis trabalhando em esquema de dois turnos durante os quatro dias de carnaval este ano. Segundo a Comlurb, apenas no Sambódromo, onde ocorrem os desfiles das escolas de samba principais, serão 445 homens. Já para manter as ruas limpas depois da passagem dos blocos serão mais 300 garis, em todas as regiões da cidade.

“Dividimos os blocos do carnaval de rua em quatro categorias: especial, que são os grandes blocos, que levam mais de 50 mil pessoas, e grandes, médios e pequenos, que também variam de acordo com a quantidade de foliões. Cada uma dessas operações tem a sua logística”, disse o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório.

Segundo ele, no caso dos principais blocos, como o tradicional Cordão da Bola Preta, que abre oficialmente o carnaval de rua na cidade e que atrai milhares de pessoas, a Comlurb manterá um grande efetivo de garis, que limparão as ruas assim que os últimos foliões passarem.

“O objetivo no caso dos blocos especiais e dos grandes blocos, em que há maior quantidade de gente e, consequentemente, de lixo, é que a limpeza seja feita imediatamente após a passagem da última ala do bloco, para permitir a liberação da via logo após o encerramento do desfile”, disse.

No último carnaval carioca, a Comlurb recolheu aproximadamente 1,1 tonelada de lixo, sendo 530 quilos (kg) no Sambódromo e 540 kg no carnaval de rua. Mas, segundo Osório, a expectativa é que haja uma diminuição da quantidade de lixo recolhida neste ano.

Edição: Talita Cavalcante