Dilma passa carnaval em base militar na Bahia

17/02/2012 - 12h18

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff viajou na manhã de hoje (17) para a Bahia e deve passar o feriado de carnaval na Base Naval de Aratu, na região metropolitana de Salvador. A presidenta embarcou em Porto Alegre, onde estava desde ontem (16), e viajou acompanhada da filha, do genro e do neto. Dilma deve voltar a Brasília na terça-feira (21) no fim do dia.

O destino da presidenta no carnaval é o mesmo escolhido por ela nas férias, em janeiro, quando passou dez dias descansando na base da Marinha, reformada recentemente para recebê-la. No carnaval de 2011, Dilma escolheu a base militar na Praia de Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte, e também foi acompanhada da família.

Entre os ministros que costumam despachar no Palácio do Planalto, apenas a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann está em Brasília hoje (17). A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, está desde ontem em Santa Catarina, onde lançou a campanha de prevenção à aids no estado junto com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ideli tem agenda de trabalho hoje e deve ficar no estado até o fim do feriado.

Já o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, seguiu para Roma, onde representará o governo brasileiro na cerimônia que vai oficializar o ex-arcebispo de Brasília dom João Braz de Aviz como cardeal. Carvalho também deverá participar de reunião sobre a Jornada Mundial da Juventude, megaevento católico que o Rio de Janeiro vai sediar em 2013.

Quem também passará o feriado fora do país é a nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que desde quarta-feira (15) está em Genebra, na Suíça, para participar da reunião da Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, aproveitou o feriado para sair de férias. Deve viajar para a Colômbia e volta ao trabalho no dia 27.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, está em São Paulo, onde tem reuniões internas hoje na sede do Banco do Brasil na capital paulistana e deve passar o feriado na cidade. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, também já está em seu estado natal, o Rio Grande do Sul, para o feriado desde ontem, quando acompanhou Dilma na abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Ao contrário da maioria dos ministros, pelos menos um deve passar o carnaval trabalhando em compromissos oficiais: o titular da Saúde, Alexandre Padilha, que está divulgando a campanha de prevenção à aids nas principais cidades com movimentação carnavalesca, entre elas o Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife.

Edição: Talita Cavalcante