Carnaval: “Não dá para misturar bebida e direção”, alerta ministro

17/02/2012 - 13h20

Agência Brasil

Brasília - No carnaval, o governo federal lançou a campanha Bebida e Direção, Pule Fora Dessa. A ideia é advertir sobre a necessidade de os motoristas não consumirem bebidas alcoólicas. Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que foi ao ar hoje (17), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, lembrou que o consumo de álcool ameaça a vida não só do motorista, mas de todas as pessoas ao redor dele.

“[Quero que os motoristas] compreendam realmente que não dá para misturar bebida e direção”, disse Ribeiro. Segundo ele, a campanha lançada pelo governo reúne vários órgãos federais, como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e os ministérios das Cidades e da Saúde.

De acordo com o ministro, mesmo quando o consumo de álcool é em “pequena quantidade”, há risco de acidentes. Segundo ele, isso ocorre porque o motorista tem os reflexos reduzidos e a atenção diminuída.

“É fundamental que a gente respeite a vida das pessoas. E, junto com o governo federal, foi firmado um pacto nacional [na busca da] redução de acidentes no trânsito, pois há uma grande quantidade de acidentes que matam muitos no nosso país”, ressaltou Ribeiro.

O alerta do ministro ocorre no momento em que muitos foliões já festejam o carnaval e outros se preparam para as festas. “Aproveito o dia de hoje [para pedir às pessoas] que se conscientizem e conscientizem também quem está ao seu lado, amigos e colegas, no sentido de que se beber não dirija, porque é extremamente perigoso”, destacou.

O ministro destacou também que é fundamental que o motorista esteja atento às condições adequadas do veículo, observe se as crianças, menores de sete anos e meio, estão nas cadeirinhas e as demais, no assento de elevação. O ministro lembrou também que o risco de acidentes existe ainda quando o motorista usa o celular ao volante.

Edição: Talita Cavalcante