Blocos da Sebastiana abrem nesta sexta o carnaval de rua do Rio

17/02/2012 - 17h39

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Começa hoje (17), oficialmente, o carnaval de rua do Rio de Janeiro com os desfiles dos blocos da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul (Sebastiana). O bloco Carmelitas, um dos tradicionais de Santa Teresa, zona sul da capital fluminense, abre a maratona de desfiles.

O bloco está concentrado neste momento, na esquina da Rua Dias de Barros com a Ladeira de Santa Teresa. Daqui a pouco, às 18h, na Praça General Osório, em Ipanema, zona sul, o bloco Vem Ni Mim que Sou Facinha promete empolgar os foliões. De hoje (17) até a terça-feira (21), último dia do carnaval, mais de 350 blocos desfilarão pela cidade.

De acordo com Alvanísio Damascena, presidente do Carmelitas, este ano, no 22° aniversário, o bloco vai homenagear o bonde de Santa Teresa, principal ponto turístico do bairro. Na ocasião, passistas estarão com fantasias alusivas ao transporte. Ele disse também que o bloco prestará uma homenagem ao motorneiro do bonde, Nelson Correia dos Santos, que morreu ao tentar parar a composição que descarrilou, deixando cinco mortos e 57 feridos em agosto do ano passado.

"Os nossos ritmistas vão sair com uma foto do motorneiro estampada na camiseta em homenagem a ele, porque, ao contrário do que o comandante do navio italiano, [referindo-se ao capitão que abandonou o navio italiano Costa Concordia que encalhou com mais de 4 mil passageiros na Ilha de Giglio, em janeiro], ele não largou [o trem] e ficou até o fim. Sacrificou sua própria vida tentando salvar a vida dos passageiros", disse.

Já no sábado (18), o bloco Cordão da Bola Preta, que sairá às 9h da Cinelândia, centro da cidade, deve arrastar mais de 1 milhão de foliões pela Avenida Rio Branco, tendo com destino final a Candelária. Também no sábado, a Banda de Ipanema se concentrará a partir das 18h na Rua Gomes Carneiro e desfilará pelas ruas do bairro.

O também tradicional bloco da cidade Meu Bem, Volto Já, que sairá na terça-feira de carnaval (21), na Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, às 16h, desfilará pela orla e vai ter como ponto final a Praia do Leme. Segundo o presidente do bloco e vice-presidente da Sebastiana, Jorge Sápia, o enredo terá como tema as manifestações populares, como foi o caso da Primavera Árabe, onda de protestos que ocorrem desde, no Oriente Médio e no Norte da África

"A gente mostra que, de alguma maneira, a gente pode pensar que o mundo todo está carnavalizando essa luta por uma sociedade melhor e mais solidária".


Edição: Lana Cristina