Bloco Emílias e Viscondes desfila e anima a criançada em São Paulo

17/02/2012 - 18h15

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Personagens das histórias de Monteiro Lobato, muitas Emílias, Sacis e Pedrinhos, brincaram, sambaram e acompanharam na tarde de hoje (17) o bloco mirim Emílias e Viscondes, promovido pela Biblioteca Monteiro Lobato. Fantasiadas, as crianças percorreram as ruas ao redor da biblioteca, cantando várias músicas que homenageavam os personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Bonecos da Cuca, Tia Nastácia, Pedrinho, Visconde de Sabugosa e da Emília e uma bateria composta por crianças puxaram o bloco.

Flávia Rocha, mãe das pequenas Anabel e Sabine, que saíram no bloco pela primeira vez, brincava com as filhas fantasiadas de Cuca e Emília. “Os bonecos são um sucesso. As crianças gostam. Foi a primeira experiência de carnaval e elas estão gostando bastante”, disse.

O bloco Emílias e Viscondes, criado para homenagear os 70 anos de fundação da biblioteca durante o carnaval, existe desde 2006, disse Vera Alves, ex-funcionária da biblioteca e uma das coordenadoras do bloco. “Em 2006, o bloco saiu para comemorar os 70 anos da biblioteca. As crianças gostaram e, desde então, já estamos fazendo esse trabalho”, declarou.

A maior parte das fantasias e adereços é confeccionada na biblioteca, especialmente para o desfile. Este ano, o bloco decidiu homenagear o personagem Pedrinho, pedido feito especialmente pelos meninos, que, segundo Vera Alves, “estavam reclamando” das homenagens anteriores feitas às personagens femininas do sítio como a Emília, a Narizinho e a Tia Nastácia. “O projeto une folia e literatura. É brincar e explorar a leitura”, disse.

Luciene Farias levou a filha Geovana, de 7 anos, para brincar mais uma vez no bloco. “Já é tradição. Há cinco anos que a gente acompanha esse bloco. Aqui é mostrada toda a história de Monteiro Lobato, e as crianças podem se divertir de forma segura”. Geovana, muito animada, completa: “Gosto da Emília e de dançar”.

 

Edição: Aécio Amado