Ahmadinejad acusa estrangeiros que tentarem interferir em temas internos da região

17/02/2012 - 9h30

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O presidente do Irã,  Mahmoud Ahmadinejad, disse hoje (17) que os problemas da região são causados pela interferência de estrangeiros em assuntos locais. "Todos os problemas vêm de fora. Para promover os seus objetivos e as suas ambições, eles não permitem às nossas nações se desenvolverem”, disse.

Ahmadinejad discursou durante uma reunião sobre a guerra de dez anos contra os talibãs no Afeganistão. “Devíamos nos manter unidos para avançar e atingir os nossos objetivos”, disse ao lado dos presidentes do Afeganistão, Hamid Karzai, e do Paquistão, Asif Ali Zardari.

Sem mencionar nomes de políticos nem países, Ahmadinejad disse apenas que os estrangeiros, que ele chamou de “todos esses poderes”, “interferem” nos assuntos da região. “Os problemas na região têm de ser resolvidos regionalmente”, disse.

O presidente iraniano apelou para a unidade dos líderes políticos da região. “Estamos aqui para fortalecer os passos para solidificar a cooperação entre as três nações. Vamos nos mover para eliminar os problemas e devíamos negar a outros a oportunidade de interferir nos nossos assuntos”, disse.

O Irã é alvo de uma série de sanções econômica, financeiras e militares por parte da comunidade internacional. Para líderes políticos estrangeiros, o programa nuclear iraniano é um risco de segurança, pois há suspeitas de produção de armas atômicas. Porém, Ahmadinejad e as autoridades iranianas negam as suspeitas.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //    Edição: Lílian Beraldo