Embaixada dos EUA em Brasília faz mutirão para conceder vistos

11/02/2012 - 14h52

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, promove hoje (11) mutirão para atender aos pedidos de visto de brasileiros que querem viajar ao país. No total, 1,1 mil pessoas são aguardadas para fazer a entrevista, parte do processo da concessão do documento de entrada nos EUA.

A secretária parlamentar Carmem Bragança conseguiu marcar para hoje a entrevista do sobrinho Gabriel Alves. Ela disse que “o processo foi rápido” e levou pouco menos de duas semanas entre a data da inscrição para o agendamento e o dia da entrevista.

O casal de médicos Oriana e Alexandre Brant está fazendo o processo para a obtenção do visto pela primeira vez. Eles vão à cidade de Miami, na Flórida, para um congresso médico. Eles são de Montes Claros (MG) e preferiram fazer o visto em Brasília por causa da agilidade. “Preferimos fazer o visto aqui [mesmo sendo mais longe] do que no Rio de Janeiro ou em São Paulo, porque é mais rápido”, contou Oriana. O processo deles demorou cerca de duas semanas, entre o agendamento e a data em que foi marcada a entrevista.

O trâmite para a ida do empresário Anderson Ramos à embaixada levou 20 dias. Ele disse que não teve problemas para marcar a data. “ Meu único problema foi o formulário. Achei muito complicado, com muitas perguntas que não tinham nada a ver”, disse. Essa é a segunda vez que ele está tentando tirar o visto para os Estados Unidos. Na primeira vez ele teve o pedido negado. “Naquela época estava mais complicado,” disse.

As entrevistas estão agendadas até as 15h. Para pleitear o visto para os Estados Unidos, a pessoa deve preencher um formulário na internet e marcar a data da entrevista em uma representação diplomática dos Estados Unidos (embaixada ou consulados). No Brasil, além da embaixada em Brasília, as entrevistas são feitas nos consulados no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP) e em Recife (PE).

No ano passado, foram concedidos cerca de 1 milhão de vistos apenas no Brasil, com aumento de 51% em comparação ao ano anterior.

No fim de janeiro, o governo norte-americano anunciou que pretende, em alguns casos, facilitar a concessão do visto de entrada nos Estados Unidos, além da renovação do documento. A medida ainda está em estudo pelo governo.

Edição: Talita Cavalcante