Setor de TI precisa de profissional que controle fluxo e origem de mensagens em redes sociais, diz publicitário

10/02/2012 - 17h38

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A necessidade de profissionais na área de comunicação digital fará parte do debate Ciclo de Novas Profissões, que ocorrerá hoje (10) à noite na Campus Party, encontro sobre tecnologias na área de informática. O evento vai até domingo (12), no Parque Anhembi. “Precisamos instigar as pessoas para inventar as profissões do futuro”, disse o publicitário Luis Guggenberger, gerente da área de Debate e do Conhecimento da empresa Telefônica/Vivo, que participará como palestrante no encontro.

Como exemplo da carência de profissionais para o desempenho de tarefas nessa área, ele citou o caso das mídias sociais. “A gente ainda tem dificuldade para dimensionar o impacto de uma ação por meio das mídias sociais”, apontou Guggenberger, lembrando o uso de serviços como o Orkut, o Facebook e o Twitter na mobilização de manifestos como o de Wall Street, nos Estados Unidos, ou do churrasco promovido por organizações não governamentais, no mês passado, para protestar contra a ação policial na região da Cracolândia.

Segundo Guggenberger, esse novo profissional poderá ser aquele que criará a solução digital para contabilizar o número de pessoas que tiveram acesso às mensagens. Outra ação dada como exemplo é na área de segurança da informação, para resguardar os dados dos usuários. Ele informou que há uma tendência de convergência entre as ferramentas do mundo digital para tornar o sistema mais seguro.

Um dos desafios do momento, de acordo com o publicitário, está relacionado ao desenvolvimento de aplicativos na área de celulares e para os tablets. “No mundo todo, vem crescendo muito o número de aplicações e só a Apple tem mais de 300 mil aplicativos em sua loja virtual e o Brasil está cada vez mais fomentando isso”, disse.

Edição: Lana Cristina