EBC retoma cobertura jornalística na África

10/02/2012 - 20h07

Da Gerência de Comunicação Social

Brasília – A Empresa Brasil de Comunicação estará novamente presente no Continente Africano. A partir de segunda-feira (13), o jornalista Emerson Penha estreia cobertura jornalística na capital moçambicana, Maputo, onde está sediada a equipe da EBC. A primeira entrada será no Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil, que começa às 21h (hora de Brasília).

O modelo editorial é o de cobertura multimídia. O jornalista Emerson Penha vai produzir reportagens para os telejornais, especiais para os programas jornalísticos e notícias para a Agência Brasil e para as rádios da EBC. Com base em Maputo, a equipe se deslocará para acompanhar os fatos mais relevantes no Continente Africano.

Com essa aposta jornalística, a EBC volta a ser a única empresa de comunicação brasileira com correspondente fixo no continente africano. A TV Brasil foi a primeira emissora de televisão a ter correspondente sediado na África, em 2008, a partir de Luanda, em Angola. Em 2010, transferiu sua base para Maputo, sendo a única tv brasileira a manter o serviço de correspondente após a Copa da África.

Mais da metade da população brasileira têm origem africana, mas o dia a dia do continente tem pouquíssima repercussão nas publicações nacionais. Com quase 1 bilhão de habitantes, a África sofre com a pobreza extrema em vários de seus países, mas já recebe apoio em várias atividades econômicas, sendo um dos principais destinatários dos investimentos chineses, por exemplo.

Também é relevante o fato de o Brasil ter várias iniciativas culturais, econômicas e políticas no continente. “Moçambique é, por exemplo, o país que mais recebe projetos de colaboração e auxílio técnico do Brasil, em áreas como saúde, fortalecimento das instituições, educação e agricultura, entre outros”, afirma o diretor-geral da EBC Eduardo Castro.

A África também foi o primeiro continente a receber as imagens da TV Brasil Internacional, em abril de 2010. O sinal chega a mais de 30 países, por distribuidoras de televisão por assinatura.