Questão racial: avançamos na consciência do problema, mas ainda temos praticamente tudo a fazer, diz ministra

09/02/2012 - 10h28

 

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse hoje (9) que o país avançou no combate à discriminação racial do ponto de vista de ter consciência do problema. Segundo ela, entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

“O Brasil reconhece o preconceito como uma questão que tem que ser abordada de várias formas e a partir de várias dimensões, mas o que temos a fazer é praticamente tudo”, ressaltou, ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência.

Luiza lembrou que o nível de exclusão da população negra no Brasil é profundo e esteve presente durante a maior parte da história do país. Ela citou, por exemplo, que já foi possível ampliar a presença de negros nas escolas e universidades brasileiras, mas a diferença de anos de estudo entre negros e brancos permanece de dois anos.

“Isso diz que a gente vai ter que forçar muito mais ainda do ponto de vista de ações que permitam não apenas o acesso, mas a permanência delas lá”, disse. “No que se refere ao trabalho, temos que fazer ainda muitas ações diferenciadas para que as pessoas negras possam participar do mercado de trabalho com mais vantagens”, completou.

Sobre a implementação do Estatuto da Igualdade Racial, criado em 2010, a ministra avaliou que o fato de o Plano Plurianual 2012 contemplar 25 programas que tratam especificamente da questão racial dá a dimensão de como o assunto foi ampliado no Brasil. Há, segundo ela, um número expressivo de ministérios com compromissos definidos e recursos destinados para essa área.

“Não tenho dúvida de que o país tem se modificado ao longo do tempo em relação à questão racial. O Censo 2010, pela primeira vez, registrou uma população negra com mais de 50%. As pessoas negras perderam a vergonha ou o receio, um indicador muito forte da mudança social que temos experimentado”, ressaltou.

Ainda de acordo com a ministra, foi criado um grupo de trabalho que inclui representantes de oito ministérios para fazer uma espécie de varredura e analisar onde faltam ações do governo na área de promoção da igualdade racial.

 

Edição: Lílian Beraldo