Conselho Curador da EBC aprova plano de trabalho para 2012

08/02/2012 - 21h11

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovou hoje (8) o plano de trabalho para 2012. Elaborado pela Diretoria Executiva da empresa, o plano estabelece as prioridades da instituição para o ano, como o fortalecimento da rede pública de televisão, a busca por maior autonomia financeira, a qualificação da programação e o aumento gradual do alcance e audiência de todos os veículos públicos da EBC.

Os conselheiros registraram aspectos positivos do plano, como a busca pela qualificação editorial e técnica da programação dos veículos da EBC, e solicitaram que alguns temas sejam aprofundados em discussões ao longo do ano. No encontro, o diretor-presidente da empresa, Nelson Breve, convidou o Conselho Curador a participar do planejamento estratégico da instituição, que apontará ações, metas e objetivos a médio e longo prazo para a EBC.

Os conselheiros destacaram a cobertura multimídia feita pela EBC durante o Fórum Social Temático, em Porto Alegre (RS), e reforçaram a importância de a empresa buscar construir algo semelhante durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que começa no dia 20 de junho no Rio de Janeiro. O Conselho Curador também aprovou a criação de uma comissão para pleitear no Ministério do Planejamento que a EBC não seja atingida por grandes cortes orçamentários em 2012 a fim de não prejudicar a produção da empresa e seus conteúdos educativos, culturais e jornalísticos.

Dois novos conselheiros foram empossados na reunião de hoje. O novo titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, assumiu a vaga deixada pelo atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante e o maestro e compositor Wagner Tiso entrou na vaga antes ocupada pelo advogado José Paulo Cavalcanti. A próxima reunião do Conselho Curador está marcada para o dia 14 de março, em Brasília.

O Conselho Curador da EBC é um órgão autônomo que tem a função de aprovar e observar a aplicação do plano de trabalho e a linha editorial de todos os veículos da empresa – Agência Brasil, Radioagência, TV Brasil, TV Brasil Internacional e oito emissoras de rádio. Ele é composto por 22 membros: 15 representantes da sociedade civil, quatro do governo federal (ministros da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), um da Câmara dos Deputados, um do Senado Federal e um representante dos funcionários da empresa.

 

Edição: Aécio Amado