PSDB diz que concessão dos aeroportos é contradição do PT

07/02/2012 - 19h33

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As lideranças do PSDB no Congresso Nacional fizeram hoje (7) uma “crítica política” ao processo de concessão dos aeroportos de Brasília, no Distrito Federal, e Cumbica e Viracopos, em São Paulo, cujo leilão ocorreu ontem (6). Acompanhado dos líderes do partido na Câmara e no Senado, o presidente da legenda, deputado Sérgio Guerra (PE), disse que o PT usou as privatizações feitas pelos tucanos para atacá-los durante a campanha eleitoral.

“No Nordeste, onde a presidente Dilma ganhou com mais de 10 milhões de votos, o discurso central do PT foi no sentido de dizer que nós [PSDB] iríamos privatizar o Banco Nordeste, o Banco do Brasil, os Correios. Nós nunca dissemos que iríamos privatizar nenhuma dessas empresas”, lembrou Guerra. Para quem, o PT agora está privatizando da mesma forma como o seu partido fez durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e “não tem coragem política” de assumir.

Apesar de acusar o governo petista de entrar em contradição, Guerra declarou que a crítica ainda é política e que as avaliações técnicas sobre as condições de concessão dos aeroportos serão feitas com o tempo. Ele também admitiu que se o PSDB estivesse no poder “seguramente” já teria privatizado os aeroportos há mais tempo.

De acordo com o senador tucano, o problema não está em conceder a administração dos terminais à iniciativa privada e sim na falta de controle social e de fiscalização sobre o processo. “Outras reformas teriam sido feitas também [se o PSDB estivesse no poder]. Teríamos marcos regulatórios mais firmes, agências reguladoras verdadeiramente públicas e que controlassem o funcionamento do mercado, e não essa festa que está aí”, declarou.

Guerra criticou ainda o preço excessivamente baixo cobrado para a concessão e o fato de terem sido privatizados os aeroportos mais rentáveis e não os que causam mais prejuízos. “O filé foi concedido, o osso não”, disse.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), antecipou-se à entrevista coletiva do PSDB e, mais cedo, discursou em plenário para defender processo de concessão dos aeroportos e a decisão do governo petista de privatizá-los. “O que nos diferencia do governo anterior não é uma posição ideológica necessariamente em relação à privatização, mas o que privatizar”, disse Costa.

O líder petista também ressaltou que a concessão dos maiores aeroportos vai render recursos para serem investidos nos terminais menores, que atualmente não são rentáveis. “Nós privatizamos a estrutura de prestação de serviços em terra para os aeroportos brasileiros, o que vai facilitar, com novos recursos e rapidez, a chegada de reformas para a Copa do Mundo e, ao mesmo tempo, recursos que estão entrando para serem investidos na aviação regional”, defendeu.

Os aeroportos de Brasília (DF) e Cumbica, em Guarulhos (SP), têm o maior fluxo de passageiros do país e o Viracopos, em Campinas, o maior fluxo de cargas. O leilão para concessão dos três aeroportos ocorreu na Bolsa de Valores de São Paulo e totalizou R$ 24, 5 bilhões de arrecadação para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As empresas vencedoras irão administrar os terminais, mas não o controle aéreo, que continuará nas mãos da Força Aérea Brasileira (FAB).

 

Edição: Aécio Amado