Hemorio lança campanha de doação de sangue para aumentar estoque no carnaval

07/02/2012 - 18h17

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Rio quer garantir o estoque de bolsas de sangue durante o período de carnaval. Para isso, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, lançou hoje (7) a nona edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade. Organizada pelo Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), a iniciativa visa a incentivar doações e alertar a população sobre os riscos da falta de sangue no estoque.

De acordo com o secretário, a população carioca deveria doar sangue não somente quando há campanhas, mas durante todo o ano. "É fundamental doar não só aos pacientes que são vítimas de acidente, mas a pacientes oncológicos e em tratamento de sangue, que precisam da doação".

Côrtes enfatizou que toda metrópole, como é o caso da capital fluminense, precisa ter um estoque suficiente para atender à demanda caso haja alguma necessidade. "Nós tivemos o acidente do desabamento e, felizmente, não houve necessidade de se utilizar os estoques. Qualquer grande acidente que aconteça na cidade, é fundamental que tenhamos um adequado estoque de sangue para atendermos aqueles pacientes. Isso é estratégico em qualquer grande metrópole do mundo", destacou.

A diretora-geral do Hemorio, Clarisse Lobo, explicou que em função da cidade receber muitos turistas nesta época do ano, os 180 hospitais abastecidos pelo instituto vão receber uma quantidade de sangue além do habitual. "Nós pegamos o estoque estratégico de todo o Hemorio e dividimos nas unidades. Por isso, precisamos que a população compareça mais um pouquinho nesse período para que nós tenhamos em média 300 bolsas coletadas por dia, de agora até o dia 2 [de março]".

Edição: Lana Cristina