Dilma viaja aos Estados Unidos para encontro com Obama, em abril

07/02/2012 - 21h37

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff vai aos Estados Unidos entre os dias 9 e 11 de abril e será recebida pelo presidente norte-americano, Barack Obama, em Washington. A viagem aos EUA foi divulgada hoje (7) pelo porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.

A Casa Branca também divulgou detalhes do encontro dos dois chefes de Estado, previsto para o dia 9. Em nota, o governo norte-americano diz que a visita da presidenta Dilma dará continuidade ao diálogo entre os dois países iniciado durante a visita de Obama ao Brasil, em março do ano passado. Os dois presidentes deverão avaliar os progressos das conversas e “prosseguir com os esforços para fortalecer os laços comerciais, econômicos, educacionais e de inovação” entre os dois países, segundo texto da Casa Branca.

Além do encontro com Obama, Dilma deve visitar a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), para discutir possibilidades de parcerias com universidades brasileiras.

Mas, antes da ir aos Estados Unidos, Dilma visitará a Alemanha e a Índia. Entre os dias 5 e 6 de março, a presidenta estará em Hannover, onde deve se reunir com a chefe de governo alemã, Angela Merkel, e conhecer a Feira Internacional de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Software e Serviços (CeBIT). O Brasil é o país parceiro da edição deste ano da feira.

Entre os dias 28 e 30 de março, a presidenta deve participar da 4ª Cúpula do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Nova Delhi, na Índia.

Ainda no primeiro semestre, Dilma Rousseff deverá ir ao México para a reunião do G-20, nos dias 18 e 19 de junho, antes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que começa no dia 20 de junho no Rio de Janeiro.

 

Edição: Aécio Amado