Exército da Síria intensifica ataques a um dos principais redutos da resistência ao regime

06/02/2012 - 14h47

da BBC Brasil

Brasília - A cidade síria de Homs, um dos principais centros de resistência ao governo do presidente Bashar Al Assad, amanheceu sob intensa artilharia das tropas leais ao governo. Após uma noite tranquila, os bombardeios foram retomados com força logo após o amanhecer, com ruídos de morteiros a cada 30 segundos, em média.

A cidade vem sendo alvo de ataques das tropas do governo há vários dias. Os grupos rebeldes dizem que pelo menos 15 pessoas já foram mortas desde o início do dia, no mais intenso dos confrontos desde o início dos protestos contra o governo, há 11 meses.

Os rebeldes denunciam que os ataques do governo alvejaram um hospital de campanha, que vinha atendendo aos feridos nos confrontos dos últimos dias. Segundo eles, o governo está usando também tanques e helicópteros nos ataques.

A TV estatal síria informou que "gangues terroristas" explodiram edifícios em Homs. Também responsabilizando "terroristas", a agência estatal de notícias Sana divulgou que um oleoduto próximo à cidade foi atingido por uma explosão, hoje.

A mídia oficial síria e grupos rebeldes relatam confrontos nas cidades de Idlib, no Norte do país, e Zabadani, a noroeste da capital, Damasco. O governo diz estar combatendo grupos armados que têm apoio estrangeiro. Milhares de soldados desertaram e passaram para o lado rebelde, para formar o autodenominado Exército da Síria Livre.