Parlamentares pedem dinheiro federal para recuperar cidades mineiras

02/02/2012 - 16h10

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Parlamentares da bancada mineira solicitaram hoje (2) à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que dê agilidade ao pedido de liberação de recursos da União para os 218 municípios afetados pelas chuvas que castigam Minas Gerais desde dezembro. De acordo com listagem entregue pelo senador Clésio Andrade (sem partido), 218 dos 853 municípios mineiros foram fortemente afetados pelas chuvas. A maioria, na Zona da Mata e na área central do estado.

Com base em levantamento da Defesa Civil e das autoridades estaduais, será necessário, de imediato, R$ 1,126 bilhão para atender às localidades atingidas.

Clésio Andrade acredita que as negociações com o governo federal estão indo bem. Ele revelou que já foram repassados recursos da União para seis municípios: Belo Horizonte, Contagem, Governador Valadares, Muriaé, Ouro Preto e Vespasiano.

Ele manifestou otimismo quanto à liberação imediata de uma parcela de aproximadamente R$ 400 mil para compra de medicamentos e recuperação de casas. O restante, ainda em negociação, será empregado na reconstrução das cidades e em obras de prevenção a enchentes.

Edição: Vinicius Doria