Ibama quer até segunda relatório sobre o plano de recuperação da área atingida por vazamento de petróleo

02/02/2012 - 18h38

Da Agência Brasil

Brasília – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) notificou a Petrobras a apresentar até a próxima segunda-feira (6) um “relatório consolidado” sobre o plano de recuperação da área atingida pelo vazamento de petróleo ocorrido na última terça-feira (31), na Bacia de Santos. O poço fica a 250 quilômetros de Ilhabela, no litoral de São Paulo.

Por meio de nota, o Ibama disse que pediu um “relatório consolidado sobre a resposta ao vazamento, incluindo o detalhamento das ações previstas no Plano de Emergência aprovado no licenciamento ambiental”. Após a entrega do documento, o órgão decidirá qual sanção pode ser aplicada pelo vazamento do petróleo no mar. Em caso de multa, o valor máximo previsto na lei pode chegar a R$ 50 bilhões.

Ontem (1º), técnicos do Ibama fizeram um sobrevoo na área atingida. Após a inspeção aérea, o órgão constatou que o volume despejado de óleo cru foi de 26 metros cúbicos (m³). “O sobrevoo evidenciou a existência de uma mancha pouco espessa e descontínua, com aparência de frisos prateados [...]. Durante o sobrevoo, foi possível observar a realização de dispersão mecânica do óleo no mar com o auxílio de jatos de água […]. Dada a distância da costa e as condições oceanográficas no local, o Ibama avalia que não deve haver chegada de óleo no litoral”, diz o comunicado.

Edição: Lana Cristina