Frigorífico é multado em R$ 1 milhão por vazamento de gás que matou quatro em Mato Grosso do Sul

01/02/2012 - 14h08

Da Agência Brasil


Brasília – A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul multou a empresa Marfrig em R$ 1 milhão por danos ambientais após acidente químico, ocorrido na manhã de ontem (31), em um curtume (local onde se prepara o couro) anexo ao frigorífico. O acidente matou quatro funcionários e afetou pelo menos 20 em Bataguassu, em Mato Grosso do Sul.

O major Edmilson Queiroz, da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, informou que a multa é motivada pela poluição causada pelo acidente e não tem relação com falha ou negligência por parte da Marfrig. “A empresa estava com as licenças em dia”, disse. A Marfrig foi multada com base no Artigo 61 da Lei nº 9.605 de 2008, que pune por danos ao meio ambiente. O frigorífico ainda pode recorrer à Justiça.

A Marfrig informou que os funcionários que estavam internados na Santa Casa de Bataguassu receberam alta e foram liberados na noite de ontem (31). Segundo a assessoria da empresa, o estado de saúde dos três funcionários transferidos para a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente (SP) é estável. A empresa disse ainda que está prestando assistência aos funcionários e parentes e colaborando com as autoridades para a rápida apuração dos fatos.

O acidente ocorreu durante o descarregamento do ácido dicloro-propiônico - usado para retirar pelos do couro, em um tanque submerso. Três funcionários que estavam em uma estrutura acima do local desmaiaram e um tentou descer pelas escadas, mas não conseguiu. Os quatro morreram no local.

O motorista que descarregava o ácido percebeu um grande volume de gás, fechou a válvula de descarregamento do caminhão e afastou-se. Ele disse ao Corpo de Bombeiros que 600 litros do ácido, aproximadamente, foram descarregados. Funcionários que estavam próximos ao local apresentaram mal-estar e o Corpo de Bombeiros de Bataguassu foi acionado.

A Polícia Civil de Mato Grasso do Sul realiza perícia técnica para avaliar as causas do acidente e os possíveis responsáveis.

 

Edição: Lílian Beraldo