Frente Nacional de Prefeitos quer qualificar debate sobre desenvolvimento local sustentável nas eleições municipais

01/02/2012 - 18h39

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) quer aproveitar o ano eleitoral para enriquecer o debate político e divulgar experiências municipais consideradas positivas sobre o desenvolvimento local sustentável. Hoje (1º), durante o lançamento do 1º Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria, o presidente da FNP, João Carlos Coser, que é prefeito de Vitória (ES), disse que esses debates mostrarão a importância dos pequenos empreendedores para a melhora da qualidade de vida nas cidades.

“Muitos prefeitos ficam esperando a chegada de uma grande empresa para gerar 200 empregos em sua cidade, e não veem que, com apenas uma padaria, é possível gerar em torno de 50 empregos, de forma muito mais fácil”, declarou Coser.

Coser disse que os prefeitos precisam entender o papel relevante dos empreendedores para a sua cidade. “As imposições burocráticas podem prejudicar, por exemplo, uma manicure, após tantos esforços para abrir seus negócios. É preciso uma articulação da sociedade e o papel do prefeito é fundamental”.

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto, defendeu um tratamento diferenciado para os pequenos empreendedores. “Não se pode cobrar as mesmas coisas de um comerciante de Ipanema e de um empreendedor de pequeno negócio da Rocinha. São realidades diferentes, e os debates deverão levar isso em consideração”.

Já a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, destacou o papel do governo federal, no sentido de “ter subvertido a lógica de que o país teria de crescer primeiro para, depois, dividir suas riquezas".

O 1º Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável ocorrerá em Brasília, entre os dias 27 e 29 de março, no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21. Entre os temas a serem discutidos estão a identificação da vocação local gestão pública aliada ao empreendedorismo, os resíduos sólidos e logística reversa, o manejo de águas e prevenção a desastres, a inclusão produtiva e a erradicação da miséria e a Copa de 2014.

 

Edição: Rivadavia Severo