Aneel mantém tarifa que distribuidoras pagam a Itaipu

31/01/2012 - 15h14

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve em US$ 24,88 por quilowatt ao mês a tarifa que as distribuidoras de energia pagam à Usina Hidrelétrica de Itaipu. A manutenção da tarifa foi decidida hoje (31) em reunião pública da diretoria do órgão.

De acordo com a agência, a tarifa continuará em vigor até que a Eletrobras informe a estimativa de custo unitário do serviço da usina binacional para 2012. Somente então o valor será alterado e levará em conta não apenas os custos de geração de energia para o resto do ano, como também a compensação pelo período que a tarifa não sofreu reajustes.

Com 20 turbinas e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina de Itaipu, administrada em conjunto por Brasil e Paraguai, fornece 16,99% da energia consumida no Brasil e abastece 72,92% do consumo paraguaio. No ano passado, a usina produziu 92,24 milhões de megawatts-hora de energia, que no Brasil é vendida pelo grupo Eletrobras a 30 distribuidoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.