Corpo de Bombeiros concentra trabalho no tubo de ventilação de edifício que desabou

29/01/2012 - 11h09

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros trabalham na procura de desaparecidos, depois de mais de 90 horas do desabamento de três prédios na noite da última quarta-feira (25), na Avenida 13 de Maio, área central da cidade.

Os bombeiros estão concentrando o trabalho num duto de ventilação que passa atrás do Edifício Capital, na esquina da Avenida 13 de Maio com Almirante Barroso. Numa vistoria feita ontem (28) pela Defesa Civil municipal ficou constatado que os dutos de ventilação estão até o terceiro andar com grande quantidade de entulhos do prédio Liberdade, o mais alto, que foi o primeiro a desabar.

Na vistoria mais detalhada e minuciosa, constatou-se que as escadas do 6º, 7º e 8º andares necessitam serem escoradas. Uma firma especializada fará o escoramento, usando estruturas de aço. O prédio, no entanto, não sofreu nenhum abalo estrutural.

Os bombeiros trabalham com a expectativa de encontrar outros corpos no duto de ventilação. Durante a madrugada de hoje (29) parte de corpos, como um couro cabeludo, e algumas ossadas, foram encontradas no terreno usado pela prefeitura do Rio como depósito, na rodovia Rio-Petrópolis. As partes humanas foram enviadas para exame no Instituto Médico Legal (IML).

Até agora, foram resgatados 17 corpos de vítimas do desabamento, sendo que 7 estão desaparecidos, segundo levantamento da prefeitura do Rio, e 13 foram identificados oficialmente pelas famílias.

Edição: Rivadavia Severo