Duas tempestades tropicais deixaram 26 mortos em Moçambique

28/01/2012 - 13h12

Da Agência Lusa

Brasília - Vinte e seis pessoas morreram e mais de 125 mil foram atingidas pela passagem de duas tempestades tropicais, já dissipadas, em Moçambique, segundo o último balanço oficial. Do total de mortes, 15 foram registradas na Província da Zambézia, no Centro do país, fustigada nos últimos dias pelo ciclone Funso, e as restantes ocorreram na província de Gaza, no Sul, afetada pela tempestade Dando, segundo informou Dulce Chilundo, diretora do Centro Nacional Operativo de Emergência (Cenoe) de Moçambique.

Também foi registrada a morte de uma criança, ontem (27), em Pemba, Norte do país, arrastada pelas águas da forte chuva que caiu na capital de Cabo Delgado, mas sem relação com as duas tempestades tropicais.

Os ciclones afetaram mais de 25 mil famílias nas províncias de Sofala e Zambézia (Centro), e Inhambane, Gaza e Maputo (Sul), segundo a responsável pelo Cenoe. A maioria dos casos resultou de inundações, mas houve desabamentos e destruição total de milhares de habitações construídas com materiais precários.

As duas tempestades tropicais, que afetaram a maior parte da costa moçambicana nos últimos dez dias, já se dissiparam, mas estão mantidos os alertas e situações de emergência em algumas zonas, principalmente as localidades próximas aos mais importantes rios do Centro-Sul do país.