Operário diz que reforma não alterou estrutura de Edifício Liberdade no Rio

27/01/2012 - 10h49

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O operário Alexandro da Silva Fonseca, de 31 anos, que sobreviveu ao desmoronamento do Edifício Liberdade no Rio disse que obra no 9º andar não alterou a estrutura do prédio (vigas, lajes e pilares). Segundo ele, a reforma que ocorre há duas semanas e meia serviu apenas para remover algumas paredes de alvenaria com a finalidade de trocar dois banheiros de lugar. Alexandro não soube, no entanto, dizer se havia um engenheiro responsável pela reforma, no prédio de 20 andares.

“Acho que a obra não provocou o desmoronamento do prédio, porque nós não mexemos em nenhuma contensão [estrutura]”, ressaltou. Ele vai depor hoje (27) na 5ª Delegacia de Polícia, na Avenida Gomes Freire, no centro do Rio.

O operário foi resgatado na noite de quarta-feira (25) pelos bombeiros, dentro do elevador de um dos três prédios que desabaram na Avenida 13 de Maio. O operário contou que ouviu um estalo e logo depois o prédio começou a ruir. Imediatamente, correu para o elevador, a fim de se proteger.

Depois do susto do acidente, o operário disse que os parentes terão mais importância. “Via minha família apenas um dia na semana, agora ela será minha prioridade.”

Edição: Talita Cavalcante