Empresa vai pagar indenização a passageiros de navio que naufragou na Itália

27/01/2012 - 10h18

Roberta Lopes*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A empresa proprietária do navio que naufragou próximo à Ilha de Giglio, na costa da Toscana, na Itália, chegou hoje (27) a um acordo com os passageiros que sobreviveram ao acidente. A Costa Crociere, proprietária do navio Costa Concordia, deverá pagar 11 mil euros a 3 mil passageiros de 60 países.

“Nós estimamos que cerca de 85% dos 3 mil passageiros vão aderir a este acordo”, indica um comunicado de uma das associações de consumidores italianos que faz parte do comitê de náufragos do Concordia, que negociou o acordo com a direção da Costa Crociere.
 
Além da indenização, o acordo prevê um reembolso de cerca de 3 mil euros por pessoa destinado a cobrir o valor do cruzeiro e eventuais despesas com transporte ou médicos.

Os passageiros que ficaram feridos ou perderam pessoas próximas não estão incluídos neste acordo, diz a associação.

“É um acordo democrático que não faz distinções entre as categorias sociais ou os países de origem, é válido em todo o mundo e a Costa Crociere vai divulgá-lo em todas as línguas”, afirmou o presidente da associação dos consumidores, Carlo Pileri.

O Costa Concordia naufragou no último dia 13 com mais de 4 mil pessoas a bordo depois de bater numa rocha. Dezesseis pessoas morreram e outras 16 estão desaparecidas. O capitão do navio, Francesco Schettino, é acusado de homicídio culposo, naufrágio e abandono de navio. Há suspeitas de que ele tenha abandonado o navio antes de todos os passageiros deixarem a embarcação.  
 


* Com informações da agência publica de notícias de Portugal, Lusa   //  Edição: Lílian Beraldo