Defesa Civil: três corpos são encontrados em escombros de prédios que desabaram no Rio

26/01/2012 - 10h28

Flávia Villela*
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O secretário da Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, confirmou que foram encontrados três corpos entre os escombros dos três prédios que desabaram no centro da capital fluminense ontem (25), por volta das 20h30.

O primeiro corpo identificado é o de homem de cerca de 45 anos. Segundo o coronel, “tudo indica que foi do prédio de 18 pavimentos”, disse se referindo ao Edifício Liberdade, o mais alto entre os que desabaram.

O secretário esteve na Câmara Municipal, onde cerca de 20 parentes de pessoas desaparecidas aguardam notícias. Desde o fim da noite de ontem, eles acompanham o trabalho do Corpo de Bombeiros da sacada da Câmara Municipal, que fica perto do local onde ocorreu o desabamento.

Não há número confirmado de pessoas desaparecidas. A Agência Brasil conversou com Marcelo Ferreira, dono de uma ótica que funcionava no 12º andar. Ele saiu do edifício por volta das 19h30 junto com o sócio. Segundo ele, “havia muito gente no prédio”.

Roberto Monteiro, que trabalhava em uma empresa de informática no 10º andar, disse que 12 funcionários estavam no local. “Eles participavam de um treinamento interno que terminava às 21h. “Agora estamos dando apoio aos parentes e aguardando o trabalho dos bombeiros, rezando que haja sobreviventes.”

Já o diagramador Vitor ferreira, que trabalhava em uma firma de tradução no 8º andar, disse que ao sair ontem, por volta das 18h30, ficaram seis pessoas na empresa. Ele lembra que viu caindo poeira e pedaço de carvalho pelo vão do elevador e que durante o dia houve movimentação nas obras. “Durante todo dia ouvi barulho de serra e marretada”.

*Colaborou Gilberto Costa

Edição: Talita Cavalcante